Materiais Necessários

Materiais Necessários - Kit Básico Patchwork
Aqui estão os principais itens e materiais necessários que uma iniciante no mundo Patchwork irá precisar. É claro se você já for costureira, provavelmente só precisará do famoso Trio Patch, também conhecido como Kit Básico do Patchwork, que é o Cortador Circular, a Base de Corte e a Régua para Patchwork.

Em alguns itens também estou indicando um local para comprar pela internet, pois algumas pessoas tem dificuldade de encontra-los.

 

 

Ressalto que é muito importante ter estes instrumentos para um trabalho de maior qualidade. Vamos a eles!

Lista dos materiais necessários:

Cortador Circular – Usado para cortar os tecidos em cima da Base para Corte. Com ele você conseguirá maior precisão e agilidade no corte. É preciso cuidado ao manusear para não se cortar, pois sua lamina é bem afiada. Para começar procure um cortador com a lamina de 45mm.

Materiais Necessários - cortador circular

Clique aqui para comprar nas Lojas Americanas (é o que utilizo e recomendo)
Clique aqui para uma opção mais barata no Walmart

Refil para cortador circular – Com o tempo a lamina do cortador perde o fio e não será preciso comprar um novo cortador somente as laminas.
Materiais Necessários - refil cortador circular

Base para Corte – Nela você colocará o tecido para usar o cortador. Para iniciar o curso recomendo investir em uma placa um pouco maior, como a de 45×60 cm. As Bases vêm com marcações em centímetros e polegadas.
Materiais Necessários - base para corte 30 x 45Clique aqui para comprar nas Lojas Americanas tamanho 60×45

Clique aqui para comprar no Walmart tamanho 45×30

Réguas para Patchwork – O último dos materiais necessários que fazem parte do Kit Básico do Patchwork. São feitas de acrílico e com suas marcações auxiliam no corte do tecido (com ângulos e medidas). Recomendo começar com uma Régua de 30×15 cm.
Materiais Necessários - Régua
Clique aqui para comprar no Walmart tamanho 15×30

Materiais Necessários - tecidoTecidos – Para qualidade e estabilidade no trabalho empregamos tecidos 100% algodão. No nosso aprendizado usaremos tecidos nacionais que possuem 1,40 m ou 1,50 m de largura (os importados possuem 1,10 m).

Para o curso básico vamos utilizar:
– 1 m de Tecido Branco.
– 0,50 cm de Tecido Verde, Lilás e Folhas Xadrez.
– 1 m de Manta para Forro.
– 1 m de Manta Acrílica.

Linhas – Assim como os tecidos procure linhas 100% algodão. Algumas artesãs preferem combinar as linhas com o tecido, já outras preferem linhas que contrastantes. Fica a seu gosto!

Você pode encontrar as linhas, os tecidos e as mantas neste site aqui.

Alfinetes – Nossos queridinhos rs. Nós costureiras não vivemos sem eles! Caso ainda não tenha procure alfinetes longos, alfinetes de segurança e também um alfineteiro.

Lápis – Faremos marcações que nos ajudem a se orientar.

Tesouras – Para iniciar basta uma tesoura de costura de boa qualidade. Lembrando que para cortar os tecidos em linha reta sempre utilizaremos o cortador, deixando a tesoura para corte de linha e moldes.

Veja um exemplo de uma boa tesoura no Walmart

Ferro de passar – Aqui não tenho muito que falar, minha dica é usar o que você já deve ter em casa mesmo ou comprar um bem baratinho e tradicional.

Veja algumas opções na internet:

Lojas Americanas
Walmart
Fast Shop

Máquina de costura – É um assunto delicado, pois cada costureira tem marca e modelo predileto. Para te ajudar, fiz um artigo para tirar duvidas e  facilitar a escolher sua máquina. Clique aqui e leia!

Particularmente, uso a Singer Brillance, que atende perfeitamente nossas necessidades de trabalho com patchwork. 

Materiais Necessários maquina singer

Clique aqui para comprar na Lojas Americanas
Clique aqui para comprar no Walmart

Agora que você já sabe de tudo o que precisa para começar, clique aqui e veja o passo a passo.